Agendamento Seguro Desemprego

O seguro desemprego é um benefício que as pessoas evitam ao máximo receber, afinal a sua finalidade é um pouco desagradável, pois se trata de um auxílio temporário de um profissional que trabalhava com a carteira assinada, mas que foi demitido sem justa causa.

Infelizmente o seguro desemprego faz parte da realidade de milhares de trabalhadores que voltaram a ficar disponíveis no mercado de trabalho.

Não é uma situação confortável ficar sem emprego, principalmente se ele acontece de forma inesperada e é exatamente por isso que o seguro desemprego serve para dar um suporte ao trabalhador financeiramente, até que ele encontre uma recolocação profissional.

Se você está passando por essa situação atualmente pela primeira vez ou que já passou por isso em algum momento da sua vida e devido às várias mudanças no procedimento está com dúvidas, nós vamos de ajudar!

Separamos abaixo um tutorial para que você possa realizar o agendamento do seu seguro desemprego sem complicações.

Agendamento Seguro Desemprego pelo Telefone

A central de atendimento para o agendamento seguro desemprego é através do número 158.

Neste telefone, você encontrará diversas informações para o trabalhador através dos serviços do Ministério do Trabalho, mas como a sua opção é realizar o agendamento do seguro desemprego, você deve selecionar a opção 01.

Após escolher a opção, você será direcionado para falar com um atendente que irá prosseguir com a sua solicitação, concluindo o agendamento do seguro desemprego.

O horário de funcionamento da central de atendimento deste serviço é de 7h às 19h de segunda a sexta-feira.

Agendamento Seguro Desemprego pela Internet

Um canal muito mais prático e fácil é o agendamento do seguro desemprego pela internet.

Esse canal é ideal para quem não tem tempo de esperar um atendimento por telefone e também funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia. Então você tem a comodidade e praticidade de realizar o seu agendamento no horário que desejar.

Confira o passo a passo de como fazer o agendamento do seu seguro desemprego pela internet:

  1. Acesse o site do Portal SAA (Sistema de Atendimento Agendado) no endereço: http://saaweb.mte.gov.br.
  2. Selecione o seu Estado no campo indicado. No exemplo, selecionamos o Estado de São Paulo.Agendamento Seguro Desemprego 02
  3. Na opção “Município”, selecione o seu município. Aqui faremos a simulação considerando o município de São Paulo (capital de SP).Agendamento Seguro Desemprego 03
  4. Na opção “Tipo de Atendimento”, selecione Entrada no Seguro Desemprego.Agendamento Seguro Desemprego 04
  5. Digite no “Código de Segurança” as letras e números que aparecem na imagem e em seguida, clique em prosseguir.

Agendamento Seguro Desemprego 05Pronto. Você será encaminhado para uma tela contendo a lista de todas as unidades na qual poderá efetuar o agendamento na região escolhida.

Basta selecionar a unidade mais próxima á sua residência e compareça no dia e horário agendado para dar entrada no seu seguro desemprego.

Quais documentos são necessários para dar entrada no Seguro Desemprego?

A documentação é de extrema importância, pois sem a mesma não será possível dar entrada no Seguro Desemprego, então se atente se você possui toda a documentação necessária.

Confira abaixo a relação de documentos necessários:

  • Documento com foto (Identidade, Carteira de Trabalho ou Habilitação);
  • CPF;
  • Comprovante de escolaridade;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante dos depósitos no FGTS e cartão do PIS/PASEP;
  • Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT) homologado;

Atenção:

Os dois últimos documentos solicitados são de responsabilidade do empregador. No dia da dispensa sem justa causa ou na data agendada para a homologação do contrato de trabalho, a empresa deve entregar a documentação exigida.

Não se esqueça de conferir toda a documentação para que não tenham divergências na data agendada. Boa sorte!

Agendamento Seguro Desemprego
4.9 (98.4%) 25 votes

error: Content is protected !!